Notebook Gamer x MacBook X Corporativo

Como escolher?

Notebook de alta performance - Gamer X MacBook Pro X Corporativo

Esse artigo é para que precisa escolher um notebook, mas está em dúvida sobre como satisfazer determinadas exigências de hardware ou software dentro do que é oferecido no mercado de dispositivos móveis de alta performance. Você não encontrará aqui propaganda ou links para o modelo A ou B. O meu objetivo é ajudar na formação do raciocínio lógico por trás da escolha do equipamento que trará a melhor relação custo / benefício ao longo do período de uso.

Será que a solução é um notebook gamer?

Quando é necessário aliar alto desempenho no processamento de dados ou imagens com portabilidade o notebook ainda é a solução mais procurada. Para os usuários da plataforma PC & Windows / Linux, tradicionalmente, a solução mais simples é buscar um "notebook gamer". Isso porque esses equipamentos são desenvolvidos com  especificações para atender às exigentes demandas de performance de quem deseja jogar videogames. São notebooks que já saem de fábrica com todos os requisitos necessários para executar jogos 3D modernos. Isso inclui placas gráficas dedicadas, processadores poderosos, bastante memória RAM e um bom sistema de refrigeração.

Embora os notebooks gamers satisfaçam a demanda por desempenho e portabilidade, eles quase sempre pecam pelo visual extravagante, pouca autonomia de bateria e ausência de componentes normalmente exigidos para o uso corporativo. Quando estes detalhes fazem a diferença, uma das soluções para os usuários da plataforma PC & Windows / Linux é recorrer aos modelos oferecidos especificamente para o mercado corporativo e é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Será que a solução é um notebook corporativo personalizado?

Notebooks voltados para uso corporativo são oferecidos no Brasil por alguns poucos fabricantes, como é o caso, por exemplo, da Lenovo ou Dell. Esse tipo de equipamento ou fabricante torna possível personalizar muitos dos componentes, concorrendo para a aquisição de um dispositivo com maior adequação às reais necessidades de uso e também assegurando maior longevidade do equipamento para o fim a que se destina. Essa característica faz o investimento, mesmo que um pouco mais elevado, ser diluído ao proporcionar um tempo maior de utilização do notebook. Outra fator que eleva a percepção de retorno para os proprietários desses notebooks é o suporte técnico personalizado que tais fabricantes oferecem exclusivamente para seus consumidores de produtos da linha corporativa.

É comum encontrar notebooks voltados para o mercado corporativo com características que, aparentemente, andam na contramão das tendências de mercado. Alguns modelos são comercializados sem sistema operacional ou com Linux ao invés do Windows. Outros permitem desabilitar, fisicamente, as câmeras de vídeo. É possível até adquirir notebooks que possuem sistemas / hardware dedicados à criptografia que já são embarcados e que não podem ser desabilitados sem comprometer o próprio funcionamento do aparelho. Tudo para se adequar à determinadas especificidades de alguns ambientes corporativos, para os quais privacidade, sigilo ou segurança sejam prioritários. É claro que tudo isso tem um custo mais elevado, uma vez que a escala alcançada na comercialização destes equipamentos é bem menor, comparativamente às outras opções. E por falar em opções, vamos ver outra possibilidade que também entrega alto desempenho e portabilidade.

Será que preciso de um MacBook Pro?

Por outro lado, para os usuários de dispositivos Apple ou mesmo para as pessoas que necessitam aliar alto desempenho no processamento de dados ou imagens com portabilidade, mas ainda não estão "presas" a nenhuma plataforma ou sistema operacional, a solução pode ser adquirir um notebook da linha "Pro". Esses são equipamentos que, apesar de aparentemente não possuírem as mais altas especificações de hardware, conseguem bom desempenho para tarefas exigentes. A explicação para isso, de maneira simplificada, está no fato de que a Apple, ao projetar e controlar todos os detalhes tanto do hardware quanto do Sistema Operacional e aplicativos embarcados, consegue extrair o máximo de cada componente.

Infelizmente, o que torna todo o chamado "ecossistema" da Apple tão eficiente é também apontado, por muitas pessoas, como sendo seu ponto fraco. Isso devido à utilização de tal verticalização da cadeia produtiva e comercial para envolver, mais e mais, os seus consumidores em benefícios e facilidades que só podem ser mantidos quando também se adquire outros equipamentos ou serviços da marca. Seguindo esse fluxo, os usuários acabam "presos" em uma espécie de bolha de tecnologias controladas pela marca da maçã. A consequência é uma dificuldade crescente para obter compatibilidade ou troca de dados, mesmo para a realização de tarefas simples. É sempre difícil se comunicar (trocar dados) com outros dispositivos ou sistemas que não sejam da Apple.

Quem já tentou fazer algo simples como enviar algum arquivo por Bluetooth de um iPhone para um celular Android ou tentou usar o "incrível" Apple Magic Mouse em seu PC sabe o quanto as barreiras invisíveis da compatibilidade podem ser frustrantes. Então, considerem-se avisados, quanto à essa característica da principal concorrente da Plataforma PC & Windows ou PC & Linux.

Resumindo

Em resumo, as três opções possuem seus pontos fortes e fracos, a escolha depende muito da análise de custo benefício que cada consumidor precisa ser capaz de fazer. Em se tratando de mercado brasileiro, a política de preço mais desfavorável é a dos notebooks da Apple. É praticamente impossível justificar os valores praticados pelo fabricante para equipamentos como o MacBook Pro aqui no Brasil. Os notebooks gamers são oferecidos até em lojas de departamento, então são de fácil acesso e com valores que variam de acordo com o apelo de marketing de cada modelo e do quão distante está o lançamento de seu substituto. Enquanto os equipamentos para mercado corporativo são oferecidos em sites do próprio fabricante com diversas opções de personalização e adequação técnica.

A escolha ideal

Seja qual for a sua escolha, o que considero importante é fazer o máximo de esforço para deixar de lado qualquer viés emocional ao realizar a aquisição. Encare como uma ferramenta de trabalho que deve retornar o capital investido ao oferecer: Capacidade de resposta à carga de trabalho necessária; Boa ergonomia; Portabilidade; Compatibilidade e adequação à sua plataforma de trabalho / integração de comunicação; Assistência técnica "on site", rápida e objetiva; Garantia do fabricante válida em todo o território nacional e pelo maior tempo possível. De resto ou é marketing ou perfumaria para lhe conduzir à uma escolha pela emoção.

Finalizando

Enfim, espero ter contribuído de alguma forma para suas futuras aquisições. Preferi não citar nenhum modelo especificamente, pois além de contribuir para perda de credibilidade do assunto abordado, também tornaria, em pouco tempo, obsoleto o texto. Caso persista alguma dúvida, por favor, fique à vontade para entrar em contato usando a área destinada a esse fim aqui no site. Acompanhe a ia.seg.br e faça a diferença.

Compartilhe

Ajude-nos a alcançar mais pessoas.

Informação Independente